Indicadores apontam tendência de queda no número de casos de COVID-19 no Brasil

Análise desenvolvida pela ONG ImpulsoGov e publicada nesta terça-feira, 6 de julho, aponta tendência de queda no número de casos de COVID-19 no país.  

A análise foi feita levando-se em consideração os indicadores da plataforma Redes Sociais e COVID desenvolvida pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e pela Vital Strategies a partir de dados de usuários do Facebook. A plataforma aponta tendência de casos para os próximos 15 dias. É importante lembrar que esses dados já apresentaram excelente poder preditivo no passado.

De acordo com Marco Brancher, Coordenador de Dados da ImpulsoGov, a tendência de queda no número de casos e óbitos pode estar relacionada ao avanço da vacinação no Brasil. Apesar do ritmo lento, 36,59% da população já está vacinada com a primeira dose e 12,92% se encontram totalmente imunizados. 

Muito embora os indicadores apresentem melhora, é importante ficar alerta a possíveis reversões na tendência de queda, sobretudo à luz da presença de novas variantes, como a Delta já identificada no Brasil e significativamente mais infecciosa. Por esta razão, Brancher  ressalta a importância de se manter os protocolos de saúde, como o uso de máscaras, distanciamento social e a preferência por lugares abertos e ventilados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *