ImpulsoPrevine: como a Impulso tem apoiado municípios a superar os desafios do Previne Brasil

Você já conhece o Previne Brasil? O Previne Brasil é a nova política de financiamento federal da Atenção Primária à Saúde. Instituído em 2019, o Previne visa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de uma estrutura de financiamento que leve em consideração a dependência da população do SUS e o desempenho e os resultados dos municípios no cuidado da Atenção Primária. 

O novo modelo cria, portanto, condições que devem ser atendidas pelos municípios para que haja o repasse das transferências financeiras por parte do governo federal. Os seguintes critérios são levados em consideração: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

O Previne mal nasceu e já tem uma importância vital para a saúde pública de municípios brasileiros, pois influencia diretamente a quantidade de recursos repassados aos municípios para financiamento da Atenção Primária.

No entanto, percebemos que a nova metodologia traz consigo grandes desafios aos municípios e aos gestores públicos. Entre os principais pontos de atenção estão a falta de conhecimento mais aprofundado sobre o Previne, sua dinâmica e seus principais indicadores por parte de gestores públicos, bem como a necessidade de reorganização dos processos de trabalho pelas equipes para priorizar as populações-alvo do programa e atingir as metas que garantem o repasse dos recursos. Os desafios são inúmeros e muitas vezes diferentes entre as diversas cidades brasileiras e suas realidades.

A fim de assegurar a qualidade da saúde pública brasileira e apoiar gestores públicos na melhoria de processos, nós da Impulso temos atuado intensamente ao lado de municípios brasileiros no mapeamento das principais dificuldades enfrentadas pelos gestores e no desenvolvimento de soluções inteligentes e de alto impacto para apoiar os municípios a superarem estes desafios.

A partir disso, nossa equipe tem realizado capacitações junto aos gestores públicos tanto no que se refere ao conteúdo do programa e seus indicadores, quanto na forma correta de registro das informações para as equipes de saúde nos sistemas. 

Além disso, com vistas a potencializar e escalar os impactos positivos dessas soluções desenhadas ao lado de municípios brasileiros, desenvolvemos guias para estruturar o trabalho de melhoria dos indicadores para gestores públicos e estamos construindo uma ferramenta para facilitar a análise dos resultados no Previne Brasil. 

Quer saber mais sobre o PrevineBrasil de forma descomplicada e entender os principais indicadores do Programa? Clique nos botões abaixo e acesse os nossos guias sobre o programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *