Impulso lança assistente virtual do SUS que ajuda municípios na gestão do programa Previne Brasil

Além de lidarem com as marcas deixadas pela pandemia, os municípios brasileiros enfrentam um novo desafio: adaptar suas redes de Atenção Primária em Saúde (APS) ao programa de financiamento do SUS, o Previne Brasil. Entraves e dificuldades no processo de transição para o novo modelo podem impactar diretamente o orçamento disponível para a saúde pública a partir do ano que vem.

Pensando nisso, a Impulso Gov, organização sem fins lucrativos que promove o uso de dados de tecnologia na gestão pública, desenvolveu o Impulso Previne, uma plataforma inovadora, gratuita e aberta a todos, que funciona como um assistente virtual do SUS e auxilia os municípios na gestão do Previne Brasil.

Instituído em 2019, o Previne Brasil muda a lógica do financiamento da atenção primária nos municípios ao determinar os repasses federais a partir de três critérios: a capitação ponderada (cadastro de usuários do SUS), o incentivo a ações estratégicas e o desempenho em indicadores definidos pelo Ministério da Saúde.

Em razão da pandemia, os repasses por desempenho em indicadores até então foram feitos sem nenhum desconto, como se todas as metas estivessem sendo cumpridas. A estimativa é que, a partir de janeiro, eles passem a ser calculados a partir do desempenho real dos municípios.

Muitos gestores municipais já reportaram ter dificuldades para acessar as informações sobre seu desempenho de forma didática e clara nas ferramentas disponíveis hoje. Isso impacta seu processo de tomada de decisões, pode afetar diretamente a verba recebida para atenção primária e, consequentemente, o serviço de saúde oferecido ao cidadão.

Respondendo a essas necessidades, o Impulso Previne (impulsoprevine.org)  chega com a proposta de centralizar dados e análises sobre o Previne Brasil e apresentá-los de maneira intuitiva, rápida e descomplicada.

plataforma digital gratuita foi desenhada para permitir a visualização, no mesmo painel, de todos os indicadores da atenção primária determinados pelo Previne Brasil em cada município. Além disso, a ferramenta fornece a informação sobre o potencial impacto orçamentário do programa para os gestores de saúde de todo o país, de acordo com o resultado nos indicadores.

A solução ainda oferece recomendações específicas, incluindo consultorias gratuitas personalizadas, para que os municípios saibam onde e quando focar seus esforços para melhorar seu desempenho e, assim, cumprir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e garantir o máximo possível de recursos federais para o próximo período.

Tudo sem nenhum custo para os cofres públicos, a partir de dados abertos já disponíveis no Sisab (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica). A solução tem potencial de gerar melhorias nas áreas de doenças crônicas não transmissíveis, saúde da mulher e primeira infância nas cidades. Em um ano, a Impulso espera impactar mais de 3 milhões de pessoas entre as mais vulneráveis do país.

A implementação do Impulso Previne é financiada pela Fundação Behring, Instituto Opy de Saúde, Instituto Dynamo, Sanofi e Novo Nordisk. A solução conta ainda com apoio institucional da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). As organizações Umane, Artemísia e Instituto Votorantim apoiaram na fase inicial do projeto e na identificação do problema de implementação do Previne Brasil.

Clique no ícone abaixo para acessar o Impulso Previne, conhecer a situação do seu município e solicitar uma consultoria gratuita!

 


Realização 

Apoio Institucional

Financiadores

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *