Nossa atuação

Trabalhamos lado a lado com estados e municípios para aprimorar fluxo, coleta e análise de dados dos serviços de saúde com o objetivo de apoiar a tomada de decisão da gestão pública e impactar positivamente na vida da população.

CoronaCidades

Em parceria com IEPS e Instituto Arapyaú, criamos uma plataforma online para apoiar municípios e estados brasileiros na resposta ao coronavírus com ferramentas e atendimento especializado. Ao longo de 2020, a CoronaCidades passou a hospedar o Farol Covid, que oferece uma análise inteligente de dados abertos para mostrar a situação do coronavírus em cada cidade brasileira e também a Escola Segura, com guias e protocolos para possibilitar uma reabertura planejada da rede pública de ensino.

Painel de dados da Covid-19 no Ceará

O painel de Níveis de Alerta do Estado do Ceará oferece os principais indicadores da Covid-19 coletados e atualizados continuamente. A ferramenta tem como objetivo informar a população sobre a situação da Covid-19 em sua região e fornecer suporte aos gestores públicos, recomendando ações para cada indicador que demonstrar tendência de crescimento. O painel, lançado em dezembro de 2020, é resultado da parceria do Vetor Brasil e da Impulso, em colaboração com as equipes de Planejamento, Saúde e Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, por meio do programa Vetores Impulsionando Governos.

Automatização do Boletim de dados Covid no Amapá

Automatizamos o boletim epidemiológico do governo do Amapá, com dados sobre o cenário da Covid-19 no Estado. Com a novidade, a elaboração do boletim epidemiológico, que antes era feita em uma lousa branca, passou a ser mais ágil, garantindo mais confiabilidade das informações e possibilitando que os servidores redirecionem mais de 100 horas semanais para outras atividades de inteligência e planejamento da resposta ao coronavírus. A iniciativa foi parte do projeto Vetores Impulsionando Governos, que contou com a parceria da Associação Samaritano e do Instituto Arapyaú, em que trainees pré-selecionados pelo Vetor Brasil contaram com o apoio do time da Impulso para atuar presencialmente, ao lado de servidores públicos, no desenvolvimento de capacidade analítica nos governos.

Formulário eletrônico para visualizar dados da saúde municipal

Com o objetivo de dar mais agilidade e maturidade ao fluxo de dados dos serviços de saúde, a equipe da Impulso atuou lado a lado com servidores de municípios brasileiros na criação de um Formulário Eletrônico de Notificação de Síndrome Gripal.

A solução, digital e gratuita, substitui as notificações em papel, o que favorece a visualização de dados e o monitoramento da Covid-19 nos municípios. O formulário foi implementado inicialmente no município de Bezerros, no Pernambuco, e ganhou novas  versões e adaptações para atender outros cinco municípios do país. A iniciativa foi realizada no âmbito do Programa de Apoio à Gestão da Crise do Instituto Votorantim e BNDES.

Agenda Saúde na Cidade

Uma iniciativa da Impulso, IEPs e Instituto Arapyaú, a Agenda Saúde na Cidade traz 10 propostas para responder aos desafios da Atenção Básica nos municípios brasileiros e orientar a gestão pública.

Painel de regulação de leitos em Alagoas

A pandemia ressaltou a necessidade de uma regulação, ou seja, de uma fila de acesso a leitos, ágil e centralizada para garantir acesso e tratamento de qualidade à população. No entanto, muitos governos ainda possuem pouca visibilidade sobre a oferta de serviços e sobre a agilidade do processo regulatório. Desenhamos indicadores para a regulação de leitos Covid-19 da Secretaria de Saúde de Alagoas referentes a acesso, tempo de regulação e tempo de resolução dos casos, para permitir que os gestores acompanhem, analisem e proponham ações para melhorar o processo regulatório.